A Unither Pharmaceuticals, empresa de origem francesa referência em terceirização farmacêutica na área dos líquidos e líder global em tecnologias de dose única, anuncia a aquisição da Mariol Industrial, localizada em Barretos (SP), cuja atividade se concentra no desenvolvimento e terceirização para a indústria farmacêutica, e que conta atualmente com 156 colaboradores.

Com a operação, a Unither Pharmaceuticals fortalece suas aspirações no Brasil, ofertando soluções personalizadas na área dos líquidos (P&D, terceirização de produção e registro de produtos) para a indústria farmacêutica nacional. O investimento será estratégico também para ampliar o mercado para os produtos e tecnologias da companhia para toda a América do Sul.

Em virtude de sua expertise, a Unither Pharmaceuticals oferece aos clientes diferentes possibilidades de cooperação, desde a Terceirização Estratégica, em que a empresa atua como um parceiro para terceirizar todas as fases de produção, da fabricação à embalagem, passando pelo desenvolvimento e fabricação de novas embalagens e apresentações para medicamentos existentes, até o desenvolvimento de produtos inovadores, prontos para serem rotulados e comercializados com a marca do cliente.UNITHER

“Em 2016, o Brasil deverá tornar-se o sexto maior mercado farmacêutico do mundo e a Unither Pharmaceuticals quer reforçar com esta aquisição a crença no potencial do mercado brasileiro”, afirma o Diretor-executivo Frédéric Larre, responsável pelo desenvolvimento de novos negócios da companhia na América do Sul. Segundo o executivo, com a aquisição, a empresa deseja manter os empregos, ampliar a linha de produtos, investir em novas tecnologias, como BFS e sachês stick-pack, além de ampliar o mercado a toda a América Latina.

Segundo Larre, a Unither prevê em 2016 investir R$ 10 milhões em linhas de produção e equipamentos na nova unidade.

“Soluções personalizadas em serviços e terceirização são cada vez mais procuradas pela indústria farmacêutica brasileira e internacional que quer atuar no Brasil e a crise reforçou isso. Em vez de construir novas plantas, os laboratórios estão procurando alternativas para fabricar medicamentos. A terceirização é um caminho, aliando custo, qualidade e eficiência”, conclui o executivo.

“Consideramos a aquisição da Mariol Industrial pela Unither Pharmaceuticals uma operação benéfica tanto para os funcionários da empresa quanto para a própria cidade de Barretos, em virtude da expertise da companhia e do investimento previsto em novas tecnologias. Além disso, acreditamos na sinergia que existirá entre a Unither Pharmaceuticals e a Rio Química, outra empresa do grupo, líder em produtos voltados ao combate à infecção hospitalar”, afirma o atual presidente da Rio Química e ex-presidente da Mariol Industrial, José Antonio de Oliveira.MARIOL

Pharmacie : Unither reprend une usine de doses unitaires stériles au Brésil

Unither accélère le pas au Brésil. Après avoir implanté, en 2011, un bureau commercial à São Paulo, le leader mondial des doses unitaires stériles vient d’acquérir l’entreprise Mariol Industrial, l’un des rares façonniers pharmaceutiques brésiliens. Créée en 2008, cette société familiale emploie quelque 150 personnes dans son usine de Barretos, dans l’Etat de São Paulo. « Nos clients désirent une production locale pour leurs produits commercialisés au Brésil », commente Eric Goupil, PDG du Groupe Unither.

Le seul marché pharmaceutique brésilien doit passer, selon les études de l’IMS, de la 7e à la 5e place mondiale d’ici à 2020. « Il pèsera alors plus lourd que l’actuel marché français », poursuit Eric Goupil. Le groupe se dit déjà prêt à investir pour suivre cette évolution. L’usine de Barretos, qui produit essentiellement des formes liquides (suspensions, sirops…), est équipée de deux lignes pilotes pour la production de sticks packs, des sachets-doses souples permettant le conditionnement de produits liquides. « Il s’agit là de l’une de nos principales technologies clefs. Nous ajouterons rapidement des lignes à haute cadence à ces lignes pilotes », complète le dirigeant. Unither ambitionne également de servir à partir du Brésil, mais aussi de ses cinq usines françaises, les pays du Mercosur, l’immense marché commun sud- américain fort de 270 millions d’habitants.